Página inicial > Ministério do Meio Ambiente da Itália, Forum das Americas e o Instituto-E discutem SUSTENTABILIDADE na Moda
Ministério do Meio Ambiente da Itália, Forum das Americas e o Instituto-E discutem SUSTENTABILIDADE na Moda
22/07/2012 03:07
Fruto da cooperação ítalo-brasileiro que rastreou a pegada de carbono e os impactos sócios ambientais de seis e-fabrics usadas pela Osklen aconteceu no Fashion Week mesa redonda que discutiu a sustentabilidade na moda. Estiveram presentes no debate o ministro Corrado Clini do Ministério do Meio Ambiente Terra e Mar (IMELS), o presidente do Instituto-E e diretor de criação da Osklen, Oskar Metsavaht, Mario Garnero, presidente do Fórum das Américas, Rafael Cervone, diretor do Programa TexBrasil, da Abit, e o mediador Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week - SPFW.








O projeto Traces, é uma iniciativa conjunta da marca brasileira Osklen com o Ministério de Meio Ambiente da Itália, e tem como objetivo viabilizar a produção de roupas e acessórios de moda com materiais sustentáveis: algodão orgânico, algodão reciclado, couro de pirarucu, juta da Amazônia, malha PET e seda orgânica.

Os produtos da linha Traces, como a bolsa de couro de pirarucu, foram exibidos nas passarelas da SPFW. Segundo Metsavaht, a proposta do projeto é controlar o processo de produção com plantações internacionalmente certificadas e produtos feitos por cooperativas como a Cooperema, de São Gonçalo, que já fez 30 mil peças com juta da Amazônia.
Moda ORGÂNICA
Os tecidos orgânicos são tecidos saudáveis, cuja fabricação não compromete a saúde dos produtores nem dos animais, pois não são utilizados agrotóxicos nem pesticidas, garantindo assim a qualidade do ar, água e solo. Por serem na sua maioria antialérgicos, são recomendados para pessoas com peles sensíveis. Os tecidos orgânicos mais conhecidos são: o algodão, a lã, a seda e o cânhamo.
Algodão Orgânico

É o tipo mais popular de tecido orgânico. Ele é obtido a partir de sistemas sustentáveis no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana, animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos.
Lã Orgânica

A lã é derivada do pelo de ovinos, criados organicamente. O tecido feito de lã serve como isolante térmico, não propaga chama e não amassa. Na produção da lã orgânica, o número de ovelhas é limitado por área, a alimentação é pura e não há química nos pastos. O tingimento também é realizado com corantes naturais, para não contaminar o solo e os lençóis freáticos, ou muitas vezes são desnecessários, já que as cores ficam por conta das diferentes tonalidades do pelo do animal.
Seda Orgânica

A seda orgânica é produzida manualmente, sem utilizar agrotóxicos, e é tingida naturalmente, por meio do uso de pigmentos provenientes da biodiversidade brasileira, como cascas de cebola, folhas de manga e sementes de urucum.
Cânhamo

O cânhamo é uma fibra natural altamente durável que não requer pesticidas e precisa de pouca água para crescer. Por se tratar de uma fonte renovável, os fazendeiros podem manter plantações de cânhamo ano após ano. As fibras de cânhamo podem ser usadas em vestuário, cosméticos e papéis. Para tornar o cânhamo menos rígido, as fibras geralmente são misturadas com algodão e seda. /ecod/