Driving Development and Business Performance through Impact Measurement

18/07/2012 21:21

 

Em um evento organizado pela Ação Empresarial para a África, 

à margem do Fórum Econômico Mundial, as empresas

e parceiros de desenvolvimento se reuniram para analisar a forma

como um número crescente de empresas, incluindo a Coca-Cola e

SABMiller, estão usando estudos de avaliação de impacto para

melhor compreender e reforçar o seu impacto direto no

desenvolvimento, e também sendo crucial para melhorar o desempenho

empresarial. Como parte de sua jornada de aprendizagem,

a Coca-Cola desenvolveu recentemente estudos de impacto de

suas operações na África do Sul e Tanzânia. O que distingue este

estudo a partir de estudos convencionais de impacto econômico é

que, além de contribuições econômicas em torno do emprego e do

imposto total, o relatório inclui as prioridades nacionais de

desenvolvimento, incluindo o crescimento e saúde, inclusão e bem-estar,

educação e das competências e do ambiente. O estudo ajuda a

identificar o alinhamento e impacto que a Coca-Cola produz nas

prioridades de desenvolvimento.

Por exemplo, agora entendemos que o sistema Coca-Cola na

África do Sul envolve quase 150.000 varejistas de pequenos negócios,

entre os quais 62% são de propriedade ou operados por mulheres. 

Isso proporciona um importante indicador de que o sistema Coca-Cola

pode concentrar seus esforços em prol do crescimento nacional da

África do Sul - agenda econômica e inclusão.

No ano passado, a SABMiller publicou um relatório em parceria com a

Oxfam America e The Coca-Cola. Para entender o impacto de sua cadeia

de valor, o relatório analisou uma série de indicadores de pobreza,

de meios de subsistência sustentáveis, saúde e bem-estar, à diversidade,

autonomia, segurança e estabilidade.

SABMiller está agindo agora sobre essas recomendações. Por exemplo,

eles estão trabalhando com caminhoneiros independentes para limitar o

número de horas que trabalham para que não fiquem muito cansados ou

perderem a concentração e suspenderem as entregas noturnas. Eles

também estão trabalhando para melhorar o abastecimento local e apoio

às pequenas empresas em sua cadeia de valor. 

 Um estudo de impacto realizado por Ethan Kapstein quatro anos atrás,

mostrou que para cada emprego criado por SABMiller gerou mais

100 empregos na economia da Uganda. Hoje, devido ao aumento do

abastecimento local de sorgo e cevada, o multiplicador de empregos

é de 247 empregos para cada um criado por SABMiller. Águia Lager

hoje é também a líder de mercado em Uganda com 9.000 pequenos

agricultores. Entender o impacto desta abordagem auxilia 

a SABMiller na reaplicação deste modelo com sucesso em outros

mercados africanos.